MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
Uma atividade extraclasse para a formação cultural do seu filho

Musicalização para bebês
Aulas em grupo com turmas separadas por idade (crianças de 8 meses a 2 anos com acompanhante).
Plano de Curso
- Estimular a psicomotricidade, lateralidade e memória auditiva;
- Sensibilização sonora estimular a criança através de canções, movimentos rítmicos corporais, brinquedos, sons onomatopaicos, conto sonoro e jogos rítmicos;
- Desenvolver a musicalidade e a sociabilidade;
- Maior ligação afetiva entre a mãe, pai, avós com o bebê;
- Estimular o canto e a fala;
- Ensinar a criança a respeitar regras e reconhecer limites;
- Oferecer repertorio diversificado, canções folclóricas, música erudita e popular.

Musicalização infantil 03 à 04 anos
O curso de musicalização é ministrado de maneira lúdica, com diversos recursos didáticos, incluindo instrumentos da banda rítmica, xilofone, metalofone e outros, em duplas e grupos (máximo 5 alunos por grupo). As aulas geralmente são acompanhadas pelo piano ou violão e as atividades são desenvolvidas principalmente utilizando-se da experiência e criatividade das professoras.
Plano de Curso
- Estimular a psicomotricidade, lateralidade, e memória auditiva;
- Sensibilização sonora;
- Estimular a criança através de canções, movimentos rítmicos corporais, brinquedos, sons onomatopaicos e jogos rítmicos;
- Parâmetros do Som (Altura, Duração, Intensidade, Timbre);
- Afinação e canto;
- Reproduzir células rítmicas, acentos, ecos rítmicos e banda rítmica;
- Nome das notas musicais;
- Instrumentos Musicais (clássicos e populares);
- Conhecendo a Orquestra;
- Apreciação musical;
- Notação musical;
- Repertório e estilos variados.

Musicalização por instrumento
A proposta desse curso é ajudar a criança a descobrir e escolher o seu instrumento de estudo, entre Flauta Doce, Piano, Violão e Violino. É direcionado a crianças de 4, 5 e 6 anos. A duração depende da idade que a criança inicia e o amadurecimento da mesma em relação aos instrumentos. O curso é ministrado por professoras com conhecimento dos instrumentos acima citados, todas estudaram ou estudam esses instrumentos.
Plano de Curso
- Afinação e canto, desenhos melódicos, parâmetros do som: (Altura, Duração, Intensidade, Timbre);
- Ritmo, reproduzir células rítmicas, ritmos, acentos, ecos rítmicos e banda rítmica;
- Nome das notas musicais;
- Figuras musicais (sem nomes convencionais);
- Instrumentos Musicais (clássicos e populares);
- Conhecendo a orquestra Clássica;
- Conhecendo compositores Clássicos e Contemporâneos;
- Conhecendo estilos musicais através dos diversos ritmos;
- Em todas as aulas as crianças exploram os instrumentos de percussão, piano, violino, violão, utilizando repertorio de canções folclóricas, pop, temas de filmes e música clássica;
- Notação musical;
- Apreciação musical;
- Repertório e estilos variados;
- Prática instrumental em grupo com banda e orquestra;
- Ao final do curso a criança recebe o certificado de conclusão e será encaminhada para o instrumento escolhido;
- Nessa etapa começa o estudo de instrumento e aos poucos a introdução da leitura de partitura.
Iniciação ao Instrumento
O curso de iniciação ao instrumento é direcionado para crianças a partir de 6 anos. O objetivo principal do curso é continuar a desenvolver a aprendizagem musical aplicada diretamente ao seu instrumento de estudo como flauta, piano, violão, violino, bateria e etc. As aulas são elaboradas de maneira que o aluno vivencie o aprender musical como um todo. O lúdico está presente no planejamento das aulas para que o aluno aprenda de maneira prazerosa. No ensino de iniciação ao instrumento a imitação é bastante utilizada como recurso na execução de exercícios, trechos melódicos e músicas.
Plano de Curso
- Exploração do instrumento (conhecendo o instrumento de estudo);
- Postura;
- Localização das notas no instrumento (grave, média, aguda, forte, médio, fraco, timbre, longo, curto);
- Leitura por dedilhado;
- Leitura por imitação;
- Figuras musicais (semibreve, mínima, semínima);
- A partitura será inserida gradativamente;
- Ritmo (células rítmicas, acentos, ecos rítmicos no instrumento de estudo);
- Nome das notas musicais (nomes e letras representadas ex: Dó – C );
- Identificação das claves e notas na pauta (de acordo com o instrumento de estudo);
- Repertório de acordo com o instrumento de estudo (canções folclóricas, trilhas de filmes, temas clássicos, repertório didático);
- A apreciação, criação e execução musical estarão sempre presentes em todas as aulas;
- Prática instrumental em grupo com banda e orquestra.